rasuras III



1. Davi escolhe personagens para ser, enquanto vê um desenho um filme ou uma gravura. Ele é alguém, ele é mais de um. Ele diz "eu sou este e este, e você quem é?". Davi se identifica com cada história, até as que ainda não existem até que ele as crie. Ele pode ter todas as histórias, ao mesmo tempo. Enquanto isso, Murilo me lembra: me pregaram numa cruz, numa única vida. Mesmo que se queira estar presente a todos os atos, ter todas as histórias e ser tudo, a vida acaba por ser uma só, uma linha que se trabalha, se tece, única e finda. Viva um, viva bem. 

2. Os jardins do Marquês tem espaços verdes e ornamentados em que se dispõem bancos de praça, em que se estende uma atmosfera convidativa de longe, para quem passa. Os bancos estão sempre vazios. Os lugares para se estar e contemplar não tem ninguém, nenhum ato acontece. São paisagem, de perto a figura de quem entra fica disforme, fica avulsa, é repelida pelo intocável do lugar. Só olhe. 

3. No meio caminho se aproximaram duas figuras, a da pomba e a da árvore. A primeira estava estirada no asfalto, esperando. O cinza da pomba se confundindo com o cinza do asfalto. Pouco se apercebendo de sua imobilidade exceto o desconforto visível da posição pouco convidativa, pouco usual. A pomba permaneceu, defronte a árvore. A árvore tinha uma imponência ambivalente. Se erguia numa pose com sua opulência de grande porte, de árvore enorme perante das outras de enfeite no entorno, sua falta de precisão um desafio às outras tão delimitadas e similares umas às outras. Vejam. Ao mesmo tempo, caía. Não se erguia ao certo, parecia tentar alcançar um arbusto próximo, estender a mão, pedir socorro. Parecia ser muito para a simetria da praça. A árvore suplica por espaço. Em volta, não se vê grama, não se vê verde. A grama deixa um espaço de seis metros de distância da árvore. As outras árvores tentam manter distância. Correr. Ela parecia ter saído de prontidão da terra e se erguer num impulso só, e sucumbir ao peso de sua grandeza. Sua posição de árvore tentava romper o imóvel, parecia desconforto. Agora eram dois.