o peso

ele me olhava amuado
apático

elas falando muito
elas falando
ele com olhar cansado
elas falando dele
o que fazer com ele
ele cansado

elas olhavam passando culpa
elas diziam pra eu só ficar do lado dele
elas não achavam uma boa ideia levá-lo a biblioteca - lá não é lugar pra ele.
ele olhando cansado de ter culpa

eles, todos eles, olhando pra nós dois
ele na biblioteca
ele me olhando apático
ele fazendo tarefa, tentando achar os nomes das figuras
ele não podia ler direito

eu no meio dos livros, animada por ter tantos livros pra mostrar
ele com olhar apático

eu pegando um livro, sem palavras
ele lendo o livro
ele olhando curioso, surpreso.
então podia ler sem palavras?

ele contando histórias com imagens, falando de filmes
eu pegando um livro com palavras
ele lendo um pouco
eu contando o resto
ele ficando mais curioso pra saber o resto

eu tendo que sair, o tempo acabado
ele me olhando assustado
elas olhando de longe
ele olhando e dizendo
lê mais um pouco comigo

eu ficando e lendo
ele olhando brincando com tantas histórias num livro só
eu indo embora e ele dizendo
obrigado por ler comigo